Atividade 1.2 – Diálogo teórico

Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma.
Para isso, escolha um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência e destaque um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto. Em seguida, compartilhe com os colegas no Fórum “Diálogo teórico” e leia as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.



Atividade 1.3 – Projeto e suas características
Debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências, refletindo sobre: Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Leia a entrevista Como se trabalha com projeto (Página 61 do Material Impresso) feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, para escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”.


Atividade 1.4 – Banco de Projetos
A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula.
Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola, quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las, pois esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar.
O Banco de Projetos deve ser publicado no Portfólio (veja como) e elaborado no editor de textos, conforme roteiro abaixo, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida:
  1. Nome do cursista:
  2. Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
  3. Título do projeto
  4. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
  5. Descrição geral
  6. Tecnologias utilizadas
  7. Comentários
  8. Referência (se o projeto estiver publicado)

Atividade 1.5 – Proposta de Projetos
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo 2 do curso.
Para isso, anote os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula. Levante as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto e compartilhe com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfólio, vídeos, etc).
Além disso, elabore a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções usando este Roteiro como referencia para elaborar a proposta e publicá-la no Portfólio (veja como).



Atividade 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem

Como atividade de encerramento do estudo desse eixo, é proposta uma reflexão individual no Diário (veja como em http://online.print2flash.com/content/9d6ba5af52213512093864e94af92481/). A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse é um momento pessoal de registro do seu próprio processo de introspecção.
| edit post